Mudanças Diamêntro rodas



FALANDO DE RODAS E PNEUS: O Fusca originalmente foi lançado com rodas aro 16 x 4,5 e pneus 5.00. Depois vieram os modelos mais recentes com aro 15 x 5 e pneus 5.90 ( Até 1986). A última série fabricada de 1994 a 1996 conhecida como Itamar (relançada por solicitação do então Presidente Itamar Franco) veio com rodas aro 15 x 5 e pneus 165/R80. Mas o que significam esses números?
Vamos esclarecer: A predominância da indústria automotiva americana no início do século XX, liderada pela FORD criou os principais padrões na fabricação de automóveis, normalizados através da SAE – SOCIETY OF AUTOMOTIVE ENGINEERS. O sistema de unidades de medidas é o mesmo utilizado na Inglaterra e países da comunidade britânica baseado na polegada como medida de comprimento. Já na maior parte da Europa é utilizado o sistema métrico baseado no metro e suas submedidas cm, mm etc.
Devido a essas influências os pneus atualmente utilizam os dois sistemas juntos e misturados conforme esclareço a seguir:
Existem dois tipos de pneus para carros de passeio: Diagonais (mais antigos) e Radiais (mais modernos)
Exemplo: conjunto 5:00 x 16 do tipo diagonais dos primeiros fuscas:
A primeira medida é a largura que no caso é 5 polegadas; Como uma polegada vale 25,4 mm a largura do pneu nos ombros mede 5x25,4 = 127 mm. A altura é aproximadamente igual à largura.
A segunda medida = 16 polegadas refere-se à roda (aro) = 16 x 25, 4 = 406,4 mm e 4,5 à largura da roda (tala) em polegadas.
E nos fuscas que utilizam pneus radiais?
Vejamos: Pneus 165/80R 15 originais do Fusca Itamar
A primeira medida é a largura dos ombros do pneu em mm
O segundo número 80 – refere-se à relação entre altura e a largura do pneu em %. No caso 80% = 165 x 0,80 = 132 mm
O R significa que o pneu é Radial
15 é a medida do aro de roda = 15 polegadas = 15 x 25,4mm = 381 mm
O diâmetro total do conjunto roda/pneu será = 132 x 2 + 381 = 645 mm
Porque isto é importante? Porque se você utilizar outras medidas de pneus, deverá sempre manter a relação o mais próximo possível da medida original para não alterar a relação de marchas, odômetro etc. A tolerância é de 3% para mais ou para menos.
Exemplos de medidas que podem ser utilizadas nos Fuscas:
Aro 15
165/80R15 - Diâmetro = 645 mm (original) (Tala 4,5 “)
185/70R15 - Diâmetro = 640 mm = - 0,8% (OK) (Tala 5-5,5”)
195/65R15 - Diâmetro = 634, 5 mm = -1,6% (OK) (Tala 5,5 – 6,0”)
205/60R15 - Diâmetro = 627 mm = -2,8% (OK) (Tala 6”)
Aro 16
195/60R16 - Diâmetro = 640,4 = -0,8% (OK) (Tala 5,5 – 6 “)
205/55R16 – Diâmetro = 631,9 = -2,0% (OK) (Tala 6”)
É o que temos por hoje: Vale lembrar que deve ser verificado se os pneus cabem nos para-lamas do carro. Sempre recomendo que se consulte um profissional antes de fazer adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário