Numeração original da caixa de marcha do Sp2

Muito se fala na "lendária" caixa de câmbio alongada do Volkswagen SP2 e muita gente acha que é só boato, que ela nunca existiu, que era igual a dos Fuscas, etc... Bom ela existiu sim e tinha numeração própria que, como o motor original 1700, começava com as letras BL. Aliás, falando em motor, aqui eu mostro como verificar a numeração do 1700. Esta caixa "alongada" possui uma relação pinhão / coroa de 8x31 e sua  razão de transmissão é a seguinte:
1ª marcha: 1 : 3,80
2ª marcha: 1 : 2,06
3ª marcha: 1 : 1,32
4ª marcha: 1 : 0,89
marcha a ré: 1 : 3,88

As numerações das caixas de câmbio de todos os modelos Volkswagen seguem o mesmo padrão e, o que distingue cada modelo são justamente as letras. Abaixo seguem as possíveis numerações e sua relação pinhão / coroa entre parenteses:
BC - Brasilia 1300 Álcool ( 8 X 35 )
BL - SP2 ( 8 X 31 )
BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
PC - Variant II ( 8 X 33 )
PD - Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
PM - Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )

Vou explicar nesta postagem como proceder para verificar a marcação destes números na caixa de câmbio. O correto seria levantar o carro em um elevacar, ou então em um macaco do tipo jacaré, pois os números ficam bem escondidos, entre os garfos que prendem a caixa ao chassis e, normalmente, é um local que pega muita lama e óleo, dificultando ainda mais a leitura dos dígitos. Esta numeração é impressa no lado direito da caixa (lado do carona), mais ou menos na parte central da caixa, logo abaixo do logotipo da VWB em um ressalto na parede da caixa. A foto abaixo mostra bem o local.



Numeração Caixa de Câmbio Volkswagen_01

Se você não tiver um macaco do tipo jacaré, pode utilizar uma rampa destas que temos em alguns postos de gasolina ou em lavações. Mas se você não tiver nada disso disponível, dá pra fazer o serviço usando o macaco do próprio carro, mas será necessário retirar a roda traseira direita e deitar-se embaixo do carro para visualizar a marcação.
Eu fiz isso hoje com o Pápa-Léguas e, para meu alívio, vi que a caixa de câmbio dele é original mesmo, com numeração iniciando com BL:


Numeração Caixa de Câmbio Volkswagen_02

Uma boa notícia é que, conforme podemos observar na listagem, os Fuscas acima de 84 e os Itamar, além dos Gol BX 1600, possuem a mesma caixa do SP2, com as mesmas relações de marchas. Assim fica mais fácil encontrar uma caixa para seu SP2 caso você precise trocar. Nos câmbios mais novos a numeração fica no mesmo local, porém não iniciam com as letras BL que são exclusivas do SP2.
Em tempo: meu amigo Ralf Pomerening confirmou que a Kombi nova (modelo Flex) também utiliza o câmbio com as mesmas relações de marcha que o SP2.





23 comentários:

  1. Fera, boa tarde! percebi que as cxs dos fuscas a partir de 84 (8:31) começam com as letras PT e são as mesmas do Fusca, Kombi e Kg. (7:31) nesse caso como identificar?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma caixa de sp2 só que tem as letras bs.será mesmo uma caixa de sp2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O código BS tem relação 8x33 (BS - Fusca 1500/1600 (8 X 33) - Se a coroa e pinhão ainda são originais então sua relação não é de SP2 que tinha relação 8x31. Entra no link abaixo que tem todos os códigos e suas respectivas relações de coroa e pinhão originais de fábrica:
      http://clubedofuscavaledoaco.blogspot.com.br/2011/08/como-identificar-os-cambios-vw.html

      Excluir
  3. Tenho uma caixa de sp2 só que tem as letras bs.será mesmo uma caixa de sp2?

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma caixa BG 14/02/0 ela seria de que ?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Minha caixa de marcha ela só tem a letra B e a numeração 13301103, como poço identificar a capacidade de torque dela se geralmente ela tem duas letras?

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal eu inicie a reforma da minha kombi e queria trocar a caixa de marcha original pela do gol bx um cara me ofereceu uma como sendo do bx más as letras gravadas na carcaça era HTC 05 ao invés de PD ou PM alguém sabe de qué vw e este HTC

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal eu inicie a reforma da minha kombi e queria trocar a caixa de marcha original pela do gol bx um cara me ofereceu uma como sendo do bx más as letras gravadas na carcaça era HTC 05 ao invés de PD ou PM alguém sabe de qué vw e este HTC

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde tenho uma com a sigla BA qual esse modelo ?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite minha caixa tem a sigla BA alguem sabe qual é o modelo?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, a sigla BA é de cambio fabricado na Alemanha, qual o ano do seu fusca?

    ResponderExcluir
  12. Pessoal boa noite preciso de ajuda, meu triciclo está com caixa de câmbio que não sei de que carro veio. Preciso fazer reparo nele, está "roncando" em alta a identificação dele é PL 1703, alguém sabe de que carro foi retirado? Obrigado

    ResponderExcluir
  13. O meu é cambio é BA tb, se alguem souber mais deste cambio, me fala..

    ResponderExcluir
  14. Poço colocar um motor 1300 ma minha kombi que é 1600 sera que vai ficar muito fraca?

    ResponderExcluir
  15. Estou com uma caixa que apresenta o seguinte código:SP BV. Alguém que código é esse?

    ResponderExcluir
  16. tenho um fusca 72...motor 1500.. esse fusca tem um desempenho muito bom...gostaria de saber como melhorar o conjunto...

    ResponderExcluir
  17. Acompanho sempre o blog, infos úteis para a minha loja de carro seminovo em SP, ótimo conteúdo, encontro muito empenho no artigo

    ResponderExcluir
  18. A minha caixa tem as seguintes letras " SP BC alguém sabe qúal é????

    ResponderExcluir
  19. Minha caixa é PG alguém sabe qual é?

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite sabe me informar qual cambio e com a sigla BP 27

    ResponderExcluir